Foto: Pedro Piegas (Diário)
Depois de vários meses seguidos fechando no negativo, o setor de comércio voltou a ficar no positivo, com a geração de 71 empregos em maio em Santa Maria. O setor de serviços também criou postos, com saldo de 52 empregos novos no mês. Como os setores de indústria e agropecuária ficaram no negativo, cortando -35 e -9 vagas, respectivamente, o saldo geral de Santa Maria em maio ficou com 76 novos empregos criados.
No acumulado do ano, o saldo na cidade é positivo, com 148 vagas geradas. Porém, mesmo com a retomada em maio, o setor de comércio segue no negativo no acumulado dos cinco primeiros meses de 2019, com -136 vagas, que foram fechadas. Já os serviços lideram, com saldo positivo de 240 novos empregos no ano, seguidos pela indústria, com 33, agropecuária, com 11, e construção civil, com só 7 empregos gerados de janeiro a maio.
Empresa transfere distribuição, mas mantém operação comercial em Santa Maria
Possivelmente, no mês que vem, a indústria deve ter reação, pois mais de 160 pessoas foram contratadas na fábrica de panetones Datia, que pertence à família dona da antiga Parati.
A abertura da Havan, com 150 empregos gerados, deve ajudar nos números do segundo semestre.
QUEDA NO ESTADO EM MAIO
No Rio Grande do Sul, o mês de maio teve saldo bem negativo, com -11,2 mil empregos cortados. Mesmo assim, segue no positivo de janeiro a maio, com 25 mil postos. Já no Brasil, maio registrou 32 mil novos empregos, além de 351 mil vagas geradas no acumulado do ano.