coluna deni zolin

Comércio volta a gerar empregos em Santa Maria

Deni Zolin

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Depois de vários meses seguidos fechando no negativo, o setor de comércio voltou a ficar no positivo, com a geração de 71 empregos em maio em Santa Maria. O setor de serviços também criou postos, com saldo de 52 empregos novos no mês. Como os setores de indústria e agropecuária ficaram no negativo, cortando -35 e -9 vagas, respectivamente, o saldo geral de Santa Maria em maio ficou com 76 novos empregos criados.

No acumulado do ano, o saldo na cidade é positivo, com 148 vagas geradas. Porém, mesmo com a retomada em maio, o setor de comércio segue no negativo no acumulado dos cinco primeiros meses de 2019, com -136 vagas, que foram fechadas. Já os serviços lideram, com saldo positivo de 240 novos empregos no ano, seguidos pela indústria, com 33, agropecuária, com 11, e construção civil, com só 7 empregos gerados de janeiro a maio.

Empresa transfere distribuição, mas mantém operação comercial em Santa Maria

Possivelmente, no mês que vem, a indústria deve ter reação, pois mais de 160 pessoas foram contratadas na fábrica de panetones Datia, que pertence à família dona da antiga Parati.

A abertura da Havan, com 150 empregos gerados, deve ajudar nos números do segundo semestre.

QUEDA NO ESTADO EM MAIO

No Rio Grande do Sul, o mês de maio teve saldo bem negativo, com -11,2 mil empregos cortados. Mesmo assim, segue no positivo de janeiro a maio, com 25 mil postos. Já no Brasil, maio registrou 32 mil novos empregos, além de 351 mil vagas geradas no acumulado do ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bento Gonçalves: um passeio pelo Vale dos Vinhedos

Empresa transfere distribuição, mas mantém operação comercial em Santa Maria Próximo

Empresa transfere distribuição, mas mantém operação comercial em Santa Maria

Economia